Olá, pessoal! Tudo bem?
E aí? Você sabe me responder o que é persona? Não? Então segue aqui comigo!
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes. Apresenta também uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores.
Se você possui uma base de clientes, esse será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.
Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.
De uma maneira geral, público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, como falado no tópico acima, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.
Exemplo:
Público alvo: mulheres de 30 a 40 anos, casadas, com renda média mensal de R$ 5000,00 e que estão insatisfeitas com a sua estética.
Persona: Juliane, 30 anos, casada, sem filhos, trabalha em média 10 horas por dia e está insatisfeita com a sua estética facial, mas não encontra tempo na sua agenda para marcar uma consulta com um profissional que possa solucionar o seu problema.
Em um primeiro momento pode até soar muito parecido. Porém, faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada a Maria e não a um extenso público-alvo.
Além do mais, não é preciso limitar-se a uma única persona, caso você ache que tenha segmentado muito a fundo. É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida.
Só que é melhor não exagerar. Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.
A definição da persona se torna ideal para a sua empresa, pois é através dela que você irá se relacionar com o seu cliente de forma positiva e eficaz. Assim você entrará em contato com o cliente do jeito correto e terá muito mais chances de obter resultados positivos.
Se soubermos ao certo com quem estamos falando:
- a escrita e o tom é de uma forma específica;
- o conteúdo se torna mais direcionado;
- podemos sanar as dores desses clientes;
- conseguimos traçar bem as estratégias de marketing digital;
- sabemos o tempo e o conteúdo certo a ser encaminhado ao cliente.
Assim, você evita produzir conteúdo, por exemplo, sobre churrasco para um cliente vegano.
Agora que você já entendeu o que é persona e quais as vantagens de possuir uma, você precisa construir a sua.
Alguns passos antes da definição são necessários, como:
- Conheça o seu cliente recorrente;
- Produza questionários para colher o máximo de informações que precisar;
- Nortei-se sempre por informações verídicas e nunca achismos.
Alguns questionamentos são base para te ajudar a construir a persona. Sendo eles:
- Quais características físicas e psicológicas possuem o seu cliente em potencial?
- O que essa pessoa costuma fazer na internet?
- Qual o nível de escolaridade?
- Quais são os principais objetivos e dificuldades enfrentadas?
- Qual o tipo de assunto que mais chama sua atenção?
Por fim, você precisa compreender como é esse cliente potencial, e o que sua empresa pode oferecer a ele de forma que ele se interesse cada vez mais por seu serviço ou produto. E nada melhor do que construir sua persona com base em informações colhidas através de clientes já existentes. Por isso, formatamos o mapa de empatia para que você possa utilizar ele como plataforma para você alinhar cada serviço executado na sua clínica a uma persona específica.
Mapa de Empatia-2.pdf
Utilize essa ferramenta pra alinhar as pessoas baseadas nas suas possibilidades de serviços pra ela. Foque as personas ao tipo de serviço executado. Por exemplo, uma persona que procura um dentista para realizar um tramando ortodôntico, normalmente será diferente de uma pessoa que procura um dentista para um implante dentário.
Se você cumpriu com sucesso todas as etapas até aqui, tem o que precisa para dar o impulso necessário às suas ações de marketing. É imprescindível que lembre de cada uma de suas personas em tudo aquilo que fizer para divulgar a empresa, reforçar a autoridade da marca e atrair clientes.
Em uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, você vai propor as pautas em torno das palavras-chaves mais buscadas por seu público. E durante o texto vai conversar com a persona.
No caso das redes sociais, por sua vez, toda a linguagem adotada, tanto visual quanto textual, deve se encaixar no gosto da sua persona.
Até mesmo para um site com foco na conversão, você precisa considerar sua persona. O layout deve ser pensado nela: a objetividade da peça, as imagens, as fontes, as cores, o título chamativo e até o CTA, que é a chamada à ação, precisam ser adequados àquilo que sua persona mais gosta.
Em resumo, o recado é claro: depois de todo o trabalho que teve para criar suas personas, você está proibido de ignorá-las em suas ações.
Trackbacks/Pingbacks