Se existe um diferencial bastante relevante na vida e na postura dos profissionais da saúde, é a paixão que tem pela sua profissão! Dificilmente encontramos esse mesmo sentimento em outras áreas.
Isso tem um lado negativo e um lado positivo. O lado positivo é que essa paixão faz com que você trabalhe de forma muito mais prazerosa e com muito mais energia, sabendo que está fazendo o bem para dezenas de pessoas ao desempenhar o seu trabalho.
Passamos mais de um terço do nosso tempo no trabalho e ter essa paixão faz com que você viva intensamente os 7 dias da sua semana, enquanto muitos sobrevivem 5 dias pra viver 2 no fim de semana.
Por outro lado, essa paixão muitas vezes faz com que exista uma tendência em ser pouco racional e muitas vezes esquecemos dos outros aspectos fundamentais para o funcionamento do nosso negócio. A grande maioria dos profissionais da saúde tem dificuldade em delegar. E isso acontece muito por conta desse amor imenso que temos pela nossa profissão, e não delegar muitas vezes sobrecarrega o profissional e afeta diretamente a sua qualidade de vida.
Outro aspecto que pode ser observado também é o fato dos profissionais da saúde focarem o seu conhecimento e desenvolvimento apenas para áreas técnicas e científicas da sua especialidade. Não que esse conhecimento seja negativo, mas precisamos abrir os horizontes para outros conhecimentos para podermos utilizar todos esses conceitos com muito mais eficácia e ter mais qualidade de vida.
Portanto precisamos utilizar essa paixão como combustível para fazer o bem para os nossos pacientes e acima de tudo ter equilíbrio e executar o marketing do ganha ganha, ganhando o profissional e ganhando o paciente nesse processo. Mas entender do mercado e suas modificações, mudança do consumidor, gerenciamento de negócio e de pessoas, dentre outros aspectos, são fundamentais para o sucesso na sua carreira.
Nas profissões da saúde nem sempre vemos uma linha de diferenciação de conhecimento crescer paralelamente a qualidade de vida. Muitas vezes o profissional passa anos se diferenciando profissionalmente: pós graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado e o resultado financeiro e de qualidade de vida não evolui na mesma proporção.
Por isso o equilíbrio desse conhecimento é fundamental, e entender de outros aspectos que circundam o nosso negócio faz parte desse processo de evolução. E os conhecimentos de gestão e marketing são fundamentais para essa evolução.
Comentários